Sou economista com mais de 20 anos de experiência trabalhando em assentamentos precários, habitação social e políticas urbanas no Sul Global, tendo desenhado e implementado com sucesso estratégias para organizações públicas, sociais e privadas.
Trabalhei na Prefeitura de São Paulo, onde, junto com colegas, liderei diversas inovações e iniciei um caminho transformador para a agenda urbana e habitacional da cidade. Também apoiei o Ministério das Cidades do Brasil na construção e implementação da política habitacional brasileira. Fundei e liderei a ONG INTERAÇÃO, associada ao Slum Dwellers International (SDI), apoiando o desenvolvimento de projetos de alto impacto em comunidades no estado de São Paulo e Recife, beneficiando mais de 15 mil famílias; e, consequentemente, apoiando a implementação de uma subsidiária na Bolívia.
Como consultora de alto nível do Banco Mundial, forneci assistência técnica para o desenvolvimento e implementação da política habitacional e de urbanização de favelas do Brasil por 10 anos, incluindo dois grandes programas: urbanização de favelas “PAC Favelas” e o subsídio habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. Como especialista sênior em habitação, também apoiei o desenho e a implementação de operações no Sul Global, atuando como facilitadora com partes interessadas locais, nacionais e internacionais em vários países ao redor do mundo, como Filipinas, China, Índia, África do Sul, Moçambique e Brasil, entre outros.
Como Gerente Regional para a América Latina e o Caribe na Cities Alliance, liderei o desenvolvimento do Programa Global sobre Informalidade, através do qual redes de troca de experiências e conhecimento foram estruturadas e consolidadas com uma abordagem de coprodução na vanguarda.
Algumas das minhas principais realizações incluem, na América Latina, o desenvolvimento da rede “Urban Housing Practitioners Hub” (UHPH), que reúne profissionais e redes que trabalham com habitação social. No Sul Global, comunidades de prática multissetoriais e disciplinares foram introduzidas no tema da urbanização de favelas com ênfase em: México, Guatemala, El Salvador, Paraguai, Brasil, África do Sul e Índia.
No Banco Interamericano de Desenvolvimento, fui especialista e consultora em políticas habitacionais e urbanas para organizações do Sul Global, prestando serviços de consultoria para o desenho de estratégias institucionais e operacionais voltadas para a expansão do acesso à habitação adequada no Peru. Isso envolveu a coordenação de uma equipe multidisciplinar de especialistas internacionais e locais de alto nível em habitação e planejamento urbano.
Ao longo da minha carreira, construí um histórico robusto na organização e apresentação em eventos e conferências internacionais de advocacia e técnica. Atuei como Especialista da Unidade de Políticas sobre Políticas Urbanas Nacionais durante a Conferência Habitat III e fui palestrante em grandes conferências da ONU focadas em cidades e ação climática, incluindo COP26, COP28 e o Fórum Urbano Mundial.
Minha participação durante a Habitat III como especialista em políticas de planejamento urbano, junto com minha participação em várias reuniões preparatórias na América Latina e no Caribe, revelou-se estrategicamente significativa, pois desempenhou um papel crucial na ponte de diversas visões e na formulação da Nova Agenda Urbana.
Desempenhei um papel fundamental na facilitação de espaços de diálogo político, como o Grupo de Assentamentos Humanos Índia-Brasil-África do Sul (IBSA) e o Fórum de Ministros e Autoridades Máximas de Habitação e Planejamento Urbano da América Latina e do Caribe (MINURVI), contribuindo não apenas para o Brasil, mas também auxiliando outros países do Sul Global a expandir sua compreensão do estado da arte em habitação e desenvolvimento urbano. Isso envolveu abordar aspectos críticos que impactam a realidade das desigualdades, informalidade e pobreza urbana.
Além disso, tenho atuado como Professora Convidada, contribuindo com expertise em informalidade fundiária e habitação em todo o mundo. Esta atuação abrange instituições de prestígio, como a Universidade da Cidade do Cabo, Harvard Graduate School of Design Land Policy, Escola da Cidade e Fundação Getúlio Vargas.
Atualmente, como Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat), meu objetivo é promover mudanças transformadoras e superar as desigualdades estruturais em cidades e assentamentos humanos ao redor do mundo, especialmente no Sul Global, onde persistem lacunas históricas na infraestrutura social e física.